conhecer-se

compreender a vida e conhecer a si mesmo

Obra, inédita na cultura livre, composta por 7 (sete) livros, que trás, ao domínio do cidadão comum, informações essenciais para o saber sobre o ser humano.

O conteúdo disponibilizado são conhecimentos que, até o século passado, eram reservados a uns poucas mestres ascensionados de algumas sociedades iniciáticas.

A criatura humana é uma edificação natural – esteja ela acabada ou em andamento – e como tal há de ter obedecido a um projeto; ainda que não tenha havido uma arquitetura prévia.

Buscar os elementos estruturais de composição, os componentes processuais de formação e, principalmente, encontrar o modelo anatômico organizador/organizado é a nossa proposta.

Uma informação só é boa, no momento que pode ser compreendida; mas lutar para entender o novo é preciso -- um desafio, relativamente fácil, para quem olha pra frente.

livro II — gênese

Livro que estabelece conexão entre duas proposições que, até este momento cultural, não tiveram boa convivência. Ambas, sobreviventes, estrelam no acervo de conhecimento da humanidade ocidental, na busca pelas origens do homem, como tese e antítese; embora haja indiferença à existência de uma à outra:

l   Gênesis, primeiro livro do Pentateuco Judaico, e

l   teoria da evolução, do inglês Charles Darwin (1809 - 1882).

Tema que pretende responder, sem místicas metafísicas, uma grande questões – de onde viemos – e desvendar o ‘mistério’ sobre Adão e Eva.

l   Mas, antes de desenvolver a resposta, pretende encontrar a base de constituição da criatura natural; a sua origem, dentro de um contexto possível de ser alcançado através da imaginação, em parelha com a racionalidade humana.

l   Logo depois, clarear o grande ‘mistério’ sobre a evolução do vivente natural pelos cantões do universo.

l   Para então demonstrar, em modelo programático, a introdução do homem ocidental no planeta, em operações processadas, cientifica e tecnicamente, por mãos alienígenas.

Sem misticismo nem fantasias. Todo um conjunto dentro de princípios racionais e possíveis de serem imaginados por um cidadão de inteligência média. Se bem que algumas ideias, por natureza, são de compreensão difícil; pela falta de parâmetros referenciais no acervo da nossa cultura.

<< HOME page <

mais informações...

livro III — ciclo cósmico

Como o título anuncia, esse terceiro livro da série conhecer-se exibe o homem, em particular, nos seus diversos estágios do atual ciclo de desenvolvimento nesta existência planetária na Terra:

l   da última fase da criatura animal,

l   à perfeição humana e

l   vai até um imaginável ente pós-humano, tecnicamente fora da nossa compreensão mediana.

É nessa sequência da obra que vamos nos descobrir no cosmo infinito: por qual momento está passando a humanidade deste planeta; o próximo passo evolutivo, bem como qual o destino planetário mais distante – até onde se pode ‘enxergar’ com um mínimo de consistência lógica e clareza de consciência – e, nesse contexto avançado, compreender a existência humana, a qual há quem afirme ser inexplicável.

<< HOME page <

mais informações...

Nos tempos da ditadura militar no nosso país Brasil, com certeza, esse livro seria censurada e o autor, provavelmente, julgado por um Tribunal Militar.

livro IV — o ser humano

Tema que incorpora um conteúdo forte das observações constatadas na cultura popular e no comportamento habitual do próprio homem.

É nas profundezas do livro III, ciclo cósmico, e neste livro IV que vamos tratar do núcleo do projeto – o conhecimento de si mesmo.

Instanciamos os objetos encontrados, em procedimentos fluxogramáticos, e descobrimos  as partes, em estruturas planas, compostas por um conjunto de elementos (propriedades, atributos e estímulos) com divisões e subdivisões, transparentes, em linguagem simples e acessível.

Na verdade, o que mais fizemos foi catalogar e montar, em tabelas planas (*), a sequência lógica de informações da sabedoria popular e algumas poucas do acervo da ciência; as transformamos em conhecimentos, que poderão ser observados no dia a dia de cada pessoa, no nível de auxiliar o leitor nas soluções dos próprios problemas.

A terceira parte deste livro é dedicada ao equilíbrio humano – a lei do equilíbrio, no atacado e nas minudências do cotidiano.

(*) Essas estruturas, na nossa ótica e reflexões, tratam-se de projetos elaborados tecnologicamente por seres avançados, muito além da nossa atual cultura.

não dá pra entender de outra maneira

livro V — a mente humana

A mente humana é um tema de mergulho profundo; no qual, pela primeira vez, nós abandonamos a horizontalidade para uma verticalização no desenvolvimento e compreensão do nosso objetivo.

– trazer ao indivíduo humano o conhecimento de si mesmo –

É um aprofundamento do livro IV – o ser humano. Nele aprendemos sobre a arquitetura e funcionalidade da mente; sem nos afunilarmos em detalhes mais profundos, que não constitui nenhum objetivo dentro do nosso plano. Porém, o aprendizado é suficiente para o leitor/estudioso mergulhar na questão [mente] e chegar a resultados além da própria compreensão.

No desenvolver desse tema o interessado vai se informar sobre a construção e desenvolvimento do princípio gestor, constituinte da criatura humana, tão desconhecido do próprio portador – a mente.

l   É disponibilizado o material informativo para compreender que esse componente de formação [mente], do vivente humano, é um sistema avançado que, embora formado, se encontra em aberto neste nosso momento evolutivo planetário.

<< HOME page <

mais informações...

livro VI — universo pessoal

Alguns mestres orientais costumam afirmar, nos seus discursos e através  de escritos, que nós vivemos mergulhados em um oceano de energia.

Eu diria mais. Vivemos mergulhados em um oceano de:

l   energia e

l   informações.

Essa parte do projeto fala do microcosmo que envolve o ser natural em e por todos os tempos. Um assunto óbvio não observado, se bem que a própria informação – não na essência primária, mas em nível avançado – ganha destaque, nestes tempos científicos / tecnológicos modernos, com veículos de comunicação, grandes negócios e principalmente a informática, que está, hoje, em todos setores da vida humana.

Universo pessoal é o conjunto de valores, agregados ou relacionados, que constrói a realidade pessoal do vivente da natureza, principalmente para o homem destes tempos modernos, nos embates da existência ao longo do processo evolutivo.

1. Esse conjunto se divide em:

11. interior.

Elementos incorporados à construção natural – eles revelam o tamanho planetário do organismo possuidor.

12. exterior.

Valores relacionados – tudo aquilo que faz parte do mundo que envolve a criatura e também são capazes de modificar-lhe os estados psíquicos e o próprio comportamento.

No aprofundamento desse tema o leitor encontra os fundamentos que motivam o conforto, o bem estar e a felicidade de uma pessoa; bem como passa a entender que o poder temporal e a riqueza material, sozinhos, não são capazes de proporcionar esses valores pessoais aos seus titulares.

No domínio da matéria o estudioso estará habilitado ao encontro com a própria natureza interior e, ao mesmo tempo, com o meio que o cerca. Fatores que o faz apto ao convívio:

l   harmônico consigo próprio e 

l   sincronizado com o ambiente.

 

livro VII — apêndices

Pequena coletânea de temas – bastante esclarecedora e de grande importância para o propósito geral da obra – que não se encaixaram em nenhum livro da série. São 7 (sete) capítulos (lista abaixo), que encerram este projeto para a compreensão da vida e o conhecimento de si mesmo.

- substância primária do cosmo.

- cosmo infinito – causa maior.

- sensibilidades.

- porquê conhecer a mente.

- informações certificadas.

- atividades humanas de sistema.

- epílogo.

<< HOME page <

conheça a obra completa - em pdf

__________________________